quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Arquidiocese do Rio lança metas para a Pastoral da Pessoa com Deficiência

A Pastoral da Pessoa com Deficiência (Pasped) da Arquidiocese do Rio de Janeiro - da qual fazem parte as Pastorais dos Surdos e Cegos - reuniu-se, no último sábado, dia 19 de novembro, para um momento de avaliação dos trabalhos realizados ao longo deste ano de 2016. As equipes de coordenação paroquiais e intérpretes lançaram também os desafios para 2017. No próximo ano haverá uma ação concreta para acolher e ir onde o jovem está e, através das mídias sociais, traçar um diálogo que toque o coração e a mente do surdo e do cego jovem.
Durante o dia de encontro, os agentes da pastoral, leigos e religiosas, discutiram estratégias e atitudes para que a ação evangelizadora da Igreja aconteça na Arquidiocese.
Recentemente foi criado o site da Pasped (www.pasped.org.br) que tem como objetivo dar visibilidade ao trabalho eclesial e social desenvolvido há décadas na Igreja. A Arquidiocese do Rio tem uma infraestrutura de apoio e de instrumentos facilitadores para as pastorais que constituem a Pasped. São utilizados recursos de mídia, espaços de serviços com funcionários com deficiência na Mitra e apoio nas diversas iniciativas apresentadas.
“Os desafios são grandes, mas a força, a dedicação e o amor são virtudes de todo cristão voluntário que se propõe a trabalhar com os cegos, surdos, cadeirantes e com as pessoas com deficiência intelectual", declarou o coordenador arquidiocesano da Pastoral da Pessoa com Deficiência, Cesar Bacchim.

Foto: Site Pasped

Fonte: http://arqrio.org/noticias/detalhes/5126/arquidiocese-do-rio-lanca-metas-para-a-pastoral-da-pessoa-com-deficiencia

segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Pastoral do Surdo realiza encontro na Lagoa

Foi realizado no dia 23 de outubro, na Pequena Cruzada de Santa Teresinha, na Lagoa, o 25º Encontro da Pastoral do Surdo do Regional Leste 1 da CNBB.
Organizado pela Pastoral do Surdo da Paróquia Santa Margarida Maria, da Lagoa, o evento contou com a presença de 132 pessoas, de grupos paroquiais de Copacabana, Tijuca, Méier, Penha, Pavuna, Riachuelo, Campo Grande, Jacarepaguá, Lagoa, além de participantes de Nova Iguaçu, Petrópolis, Macaé e Niterói.
O tema central do encontro – “Eu sou a porta, se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens (Jo 10,9)” – foi exposto por Pedro Melo de Morais, da Pastoral do Surdo de Brasília. Ele lembrou que Jesus convida a passar pela porta estreita, a abrir o coração para as pessoas, aceitando as diferenças com caridade e misericórdia. “A cada dia temos um problema, um desafio a superar e contamos com Jesus nesta caminhada”, disse Pedro.
Uma das coordenadoras dos intérpretes da pastoral, Paula Tostis, mostrou slides com fotos de diversos tipos de portas, convidando os participantes a refletir sobre cada uma delas, comparando-as com a própria vida e a disponibilidade que temos uns para os outros.
A missa, realizada na Paróquia Santa Margarida Maria, foi presidida pelo pároco, cônego Manual Manangão, que também é vigário episcopal do Vicariato da Caridade Social. Ele ressaltou a importância do evento e das pastorais de pessoas com deficiência, que devem ser incluídas cada vez mais nas paróquias e na vida da Igreja.
Na parte da tarde, depois do almoço, os participantes caminharam pela orla da Lagoa Rodrigo de Freitas, assistiram a peça de teatro “Os surdos podem abrir portas?”, e também partilharam experiências.
Segundo o coordenador arquidiocesano da Pastoral da Pessoa com Deficiência, Cesar Bacchim, o encontro foi importante para a reflexão, a partilha e o lazer. “Para muitos, o passeio na Lagoa foi a realização de um sonho”. Ele também informou que o 26º Encontro Regional, em 2017, será realizado na Paróquia São Francisco Xavier, na Tijuca. Mais informações: www.pasped.org.br.

 Fotos: Maria Augusta

Fonte: http://arqrio.org/noticias/detalhes/5055/pastoral-do-surdo-realiza-encontro-na-lagoa