Este livro, ao trazer para o debate síndromes e
possibilidades de inclusão, quer contribuir para que os sujeitos tão
marginalizados e excluídos que apresentam alguma síndrome com características,
às vezes, tão peculiares, sejam vistos como pessoas produtoras de cultura, com
histórias muito próprias, como seres que têm direito a uma educação de
qualidade.
Temos vivenciado neste início de século uma escola
que tem se aberto para a diversidade de sujeitos e tem assumido uma postura que
chamamos inclusiva. A escola inclusiva direciona-se para um ensino que,
além de reforçar os mecanismos de interação solidária e os procedimentos
cooperativos, auxilia o ser humano a se ver e a se perceber como
parte de um todo que independe de suas características físicas.
Nesse sentido, a proposição de ações pedagógicas
com vistas à inclusão total do aluno com algum tipo de comprometimento físico,
mental ou sensorial causado por alguma síndrome específica pressupõe dois
caminhos que consideramos necessários: a) o conhecimento das características e
peculiaridades desses sujeitos; e b) o pensar sobre práticas pedagógicas que
levem esses sujeitos a se apropriarem dos conhecimentos socialmente
construídos.
Assim, pensando em uma escola que se reinventa e se
reinterpreta a cada ano, semestre, dia, que não fica parada no espaço-tempo da
ilusão de que todos os seus sujeitos aprendem da mesma forma e, ao mesmo tempo,
de que todos têm capacidades iguais, este livro apresenta algumas das
principais síndromes que se fazem presentes nas escolas comuns e discutepossibilidades
de se aprimorar o processo de escolarização de crianças com essas síndromes,
no sentido de contribuir para que a prática docente e pedagógica da e scola
passe a ver nesses sujeitos as múltiplas possibilidades de aprendizagem para
além de suas peculiaridades.
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