terça-feira, 26 de abril de 2011

V Seminário Nacional de Catequese junto à pessoa com deficiência


Centro de Formação Santa Fé – São Paulo
25 a 27 de março de 2011
Tema: A Igreja e a pessoa com deficiência
Lema: “Levanta-te e anda.” (At 3,6 )


Seminário elaborado por um grupo de trabalho capacitado e coordenado pela Comissão Episcopal Pastoral para animação Bíblico-Catequética da CNBB. A Arquidiocese do Rio de Janeiro, participou com 9 representantes. Pela Catequese Especial estiveram presentes as assessoras arquidiocesanas, Myriam Cataldo e Rosali Vila Real da Costa Barros. A programação constou das seguintes mensagens:

1. Apresentação da caminhada da catequese junto à pessoa com deficiência a partir dos Seminários já realizados (1998-Rio de Janeiro, 2002, 2004, 2006) - Dom Wilson, Bispo de Limeira, São Paulo.

2. Caminhada da Igreja a partir da Campanha da Fraternidade. Avanços e desafios – Amélia e Tuca Munhoz. Solicitaram maior conscientização de toda a comunidade eclesial para maior atendimento físico, material, psicológico e afetivo ao deficiente.

3. A pessoa com deficiência na sociedade – Carmem Ventura, Psicóloga da UNICAMP, trabalha com pessoas com Síndrome de Down - interessante sua apresentação, partindo da Antiguidade até o séc.XXI. Situou a inclusão como ponto relevante para o desenvolvimento do deficiente como pessoa.

4. A pessoa com deficiência e sua inclusão na Igreja – Pde. Geraldo Labarrere, de Goiânia.

5. Chamado da Bíblia para a pessoa com deficiência – Mathias Grenzer, Teólogo, de São Paulo – Falou sobre os milagres de Jesus segundo o Evangelho de Marcos: A importância da proximidade com Jesus .

6. Políticas públicas e pessoas com deficiência - Tuca Munhoz.

7. Testemunhos de dois casais, portadores de deficiência.

Sobre deficiência mental foi dado depoimento do Movimento Fé e Luz Nacional, de São Paulo. No último dia, reuniram-se grupos específicos de catequistas para troca de experiências e propostas de ação junto às pessoas com deficiência, grupo tão querido de Jesus, nosso salvador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário