quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

‘Somos irmãos em Cristo’



No Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, Dom Roque fala sobre a igualdade perante Deus

“No período de preparação para o Natal, nós procuramos a confraternização como expressão daquilo que somos: irmãos e irmãs em Cristo. Celebrar o nascimento de Jesus é declarar o valor dessa unidade, onde não há distinção de pessoas”. Com essas palavras, Dom Roque Costa Souza, bispo auxiliar do Rio, iniciou a homilia da missa pelo Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrada no dia 3 de dezembro, na Capela do Edifício João Paulo II, na Glória.

Baseado no princípio da igualdade perante Deus, Dom Roque sublinhou o fato de que a Igreja busca a todos, sem exceção.

“Somos valorizados como pessoa humana, independentemente de nossas limitações. Queremos apresentar a Deus nossa vida, a disponibilidade de um ser humano capaz de se adaptar a tantas situações”, disse o bispo.

Durante a homilia, o celebrante citou ainda as dificuldades enfrentadas por São Francisco Xavier para levar a Palavra de Deus a lugares distantes.

“A dor e o sofrimento da vida dos santos devem causar em nós um sinal de esperança. São Modelos para nós daqueles que superaram suas próprias dificuldades, suas limitações, suas lutas interiores e exteriores”, explicou.

A missa, que começou às 10h, foi concelebrada pelo padre Roberto dos Santos, assessor eclesiástico da Pastoral da Pessoa com Deficiência. Em seguida, às 13h, os fiéis assistiram à palestra “Acessibilidade: um dos direitos da Pessoa com Deficiência”, ministrada pelo advogado Geraldo Nogueira. O evento foi encerrado com um debate.

Fonte: Testemunho de Fé

Nenhum comentário:

Postar um comentário