segunda-feira, 15 de julho de 2013

Símbolos da JMJ visitam o Instituto Nacional de Educação de Surdos

Iniciando o sétimo dia da peregrinação dos Símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) – Cruz e Ícone de Nossa Senhora – pela cidade do Rio de Janeiro, o Setor Pré-Jornada do Comitê Organizador Local (COL) da JMJ Rio2013 conduziu as relíquias deixadas pelo Beato João Paulo II até o Instituto Nacional de Educação dos Surdos (INES), em Laranjeiras, confirmando a proposta da Jornada de uma vida mais igualitária e inclusiva.
Reunindo direção e funcionários do INES, alunos, familiares e diversos portadores de necessidades especiais – cadeirantes e deficientes auditivos e visuais – vindos de toda a Arquidiocese do Rio, a celebração contou com a presença do Diretor Executivo do Setor Pré-Jornada, Padre Jefferson Merighetti, da Diretora Geral do Instituto Nacional de Educação dos Surdos, Solange Rocha, do Assistente Eclesiástico da Pastoral da Pessoa com Deficiência, Padre Roberto dos Santos, do Assessor Eclesiástico da Pastoral dos Surdos, Diácono José Ferreira, e do Secretário Nacional da Pastoral da Pessoa com Deficiência, César Bacchin.
— Estudei aqui e estou muito feliz de voltar ao INES trazendo os Símbolos da Jornada Mundial da Juventude. Hoje também é um dia marcante para mim, pois estou tendo a oportunidade de retribuir um pouco da preciosidade que recebi dos surdos, enquanto estudava aqui, que marcou a minha vida para sempre, assim como Jesus quer marcar a nossa vida com seu amor e sua beleza. Este momento é único e feliz em nossa vida, e todos nós somos purificados pelo sangue precioso de Jesus... Com essa graça não há deficiências, mas almas que se elevam, almas que se encontrão pelo poder de Deus, disse Padre Jefferson Merighetti.
Muito emocionada, a Diretora Geral do Instituto Nacional de Educação dos Surdos, Solange Rocha, falou sobre a experiência de acolher a Cruz e do Ícone de Nossa Senhora no INES.
— É com muita alegria e emoção que nós recebemos estes Símbolos tão importantes, generosos, antigos e, ao mesmo tempo, tão atuais em nossa instituição. O INES é um território da comunidade surda brasileira, da comunidade cristã surda brasileira, e este momento é uma oportunidade única de pensarmos a educação dos surdos. O Instituto também é uma obra cristã porque é uma obra onde existe o amor... Todos que passaram por aqui construíram este território com muito amor ao próximo e tudo isso simboliza a JMJ, que faz com que os jovens renovem a sua fé crendo na esperança e num mundo mais igualitário, num mundo melhor. Esta peregrinação com a Cruz e o Ícone da Jornada Mundial da Juventude é mais um marco na história desta instituição, afirmou.  
A Diretora do INES destacou ainda a importância e agradeceu aos organizadores da JMJ Rio2013 por estarem abertos a pessoa com deficiência durante os dias da Jornada – de 23 a 28 de julho.
— É uma coisa maravilhosa essa inserção do outro que também é cristão, que reza e que tem fé durante as atividades da JMJ Rio2013. Eles poderão participar da Jornada Mundial da Juventude entendendo e compreendendo com as suas diferenças, seja quais diferenças forem, sendo esta inclusão muito boa para todos. A Missa toda rezada em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) é uma maravilha e é muito bom sabermos que temos esta comunidade dos surdos e a Pastoral da Pessoa com Deficiência participando, pois todas essas iniciativas são do bem, ressaltou Solange.
Do Instituto Nacional de Educação dos Surdos o cortejo com a Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora seguiu para o Santuário Cristo Redentor.
Fonte: arqrio.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário