quarta-feira, 14 de março de 2012

Aconteceu: Jornada da Catequese Especial



No dia 11 de março, aconteceu no auditório da Paróquia Divino Espírito Santo e São João Batista a Jornada da Catequese Especial, cujo objetivo principal foi à apresentação do Projeto Meu Amigo Jesus.

O evento que foi conduzido pelas assessoras arquidiocesanas da catequese especial, Miriam Cataldo e Rosali Barros, iniciou com a oração de Pe. Cláudio dos Santos, Vigário Episcopal Norte. Na sequência tivemos a presença ilustríssima do Pe. José Marques, diretor espiritual e fundador da catequese especial, que palestrou desde a implantação da catequese especial até o projeto Meu amigo Jesus, que tem como objetivo a atualização dos materiais didáticos das três etapas do pré-catecumenato especial.  

Também esteve presente na jornada catequética, Irmã Lúcia Imaculada que complementou o encontro refletindo sobre a importância da fundação da catequese especial.

Por fim as catequistas do pré-catecumenato especial da Paróquia Santo Afonso, que receberam o material didático em caráter experimental, esboçaram sua experiência e os seminaristas presentes fizeram a oração final.

segunda-feira, 12 de março de 2012

Conheça a Catequese Especial




"Não é tarefa fácil penetrar o mundo interior da criança, do adolescente ou do jovem com deficiência ou atraso no desenvolvimento mental. Só se consegue com muito amor!
  Quando se trata de levar-lhes o fato novo do Evangelho,  de conduzi-los à descoberta e ao encontro pessoal com Cristo e com o mistério e sua graça redentora, com sua presença viva pelo dom do Espírito e por sua ação real e misteriosa na comunhão em seu Corpo Místico, algo mais é preciso.
   Deve haver oração, pois somente a graça pode tocar o coração destes catequizandos especiais. Deve haver, também, o testemunho e sobretudo, a experiência viva da amizade pura, da transparência para o catequizando especial da bondade de Cristo na pessoa do catequista." 
 In  Apresentação da adaptação de Senhor, eu Te Adoro! Dom José Carlos de Lima Vaz . Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro, 02/02/1991

Catequistas,
Não é fácil, mas também não é impossível!
Conheça esta modalidade catequética – a Catequese Especial. Não desanime, não tenha medo!
Procure em seu vicariato  a coordenação ou na coordenação arquidiocesana, pelo telefone: 2292-3132, ramais 442 e 445  e você será bem informado.

É preciso que a Paróquia tenha catequistas que fizeram o curso promovido pela comissão arquidiocesana. Se não tem, faça-o... Abra um núcleo em sua Paróquia  e avise-nos!
  Comissão de Iniciação Cristã - Catequese Especial

segunda-feira, 5 de março de 2012

Jornada da Catequese Especial




No próximo dia 10 de março, às 8h30min, no auditório da Paróquia do Divino Espírito Santo (Rua Felipe Camarão nº12, Largo do Maracanã) nos encontraremos para mais uma Jornada da Catequese Especial.

Vocês pediram e nós tentamos atendê-los: vamos conversar sobre o Projeto “Meu Amigo Jesus”, que compõem-se dos 3 livros básicos de catequese para os especiais.

Apresentaremos também, o livro de encontros da 1ª etapa, mas lembre-se: é um projeto, a palavra final será dos catequistas que trabalham com especiais, principalmente os que este ano terão 1ª etapa.

Programação:
8h30 - Chegada
9h00 - Oração
9h15 - Considerações sobre o Projeto (Pe Marques)
10h00 - Intervalo
10h15 - Experiência das catequistas da Paróquia Santo Afonso
11h00 - Debate e considerações finais

Esperamos por vocês! Até sábado...
Comissão de Catequese Especial