quarta-feira, 8 de maio de 2013

Acolhida aos peregrinos com deficiência

Mais de 200 voluntários estão recebendo formação especial para cuidar dos peregrinos com deficiência durante o evento. São vários treinamentos até a semana da Jornada, envolvendo voluntários diocesanos, ou seja, da Arquidiocese do Rio de Janeiro.
A organização dividiu em quatro grandes grupos a atenção às pessoas com deficiência: cegos, surdos, cadeirantes e pessoas com paralisia cerebral e pessoas com deficiência intelectual. A cada uma delas é garantida a atenção às diferentes realidades de deficiência. Vale ressaltar que os voluntários não serão acompanhantes, mas auxiliarão pontualmente nas necessidades específicas.
Na formação, os voluntários conhecem as definições de conceitos de cada uma dessas áreas. Os detalhes sobre as atenções a cada grupo serão passados pelas próprias pessoas com deficiência. Segundo César Bacchim, responsável pelas medidas de acessibilidade e comunicação às pessoas com deficiência na JMJ Rio2013, a interação e convivência entre os voluntários e as pessoas com deficiência no treinamento já são parte da formação, fazendo com que os jovens tenham mais contato com as diversas realidades que encontrarão em julho, durante a Jornada.

Como será a participação do peregrino com deficiência na JMJ Rio2013?
O peregrino com deficiência precisa deixar claro que deseja uma hospedagem diferenciada e a natureza específica de sua necessidade deve ser indicada durante o processo de inscrição. A organização do evento entende que os grupos daqueles que não optam por essa opção vão prover o que é necessidade de um cadeirante, por exemplo, durante a JMJ.
A equipe de organização ainda está elaborando medidas mais específicas de acessibilidade e comunicação. Algumas medidas são comuns a todos os peregrinos com deficiência. Entre elas:
-- Cada peregrino terá sinalizado em seu crachá a cor e o símbolo internacional relacionado a sua deficiência para identificação, conforme já utilizado na ONU, nos órgãos governamentais e na Igreja.
-- Todas as pessoas com deficiências serão tratadas como peregrinos e serão alocados conforme o idioma do país de origem;
-- No Festival da Juventude, as apresentações que contam com serviços de interpretação e acessibilidade aos peregrinos com deficiência serão indicadas em panfletos da programação, com os símbolos internacionais;
-- A hospedagem é oferecida para o peregrino com deficiência e seu acompanhante;
-- As pessoas com deficiência terão um espaço garantido próximo ao palco dos atos centrais e nas catequeses. Desde que elas estejam com suas credenciais, terão acesso a esse espaço, pois quanto mais próximo ao Santo Padre, maior a segurança. Porém, elas não serão obrigadas a ficarem nesse espaço especial. Se desejarem participar dos atos centrais em outros setores do Campus Fidei (Guaratiba) ou na Praia de Copacabana, poderá fazê-lo. Porém, que ao optarem por participar da Vigília (no sábado, dia 27) no local especial no Campus Fidei deverão permanecer lá durante toda a noite, até o final da missa de envio, no domingo. 

Algumas medidas já estão sendo tomadas em cada peregrino dos grupos, a fim de garantir a participação. Entre elas:
-- Cadeirantes e pessoas com paralisia cerebral: em todos os atos centrais haverá acessibilidade para cadeiras de rodas em locais próximos ao palco, ponto fundamental para a participação na praia de Copacabana, por exemplo. Banheiros e rampas aos cadeirantes estarão disponibilizados nos principais locais da JMJ Rio2013, como nos atos centrais, catequeses, Feira Vocacional e Festival da Juventude. Somente ao peregrino cadeirante será oferecido transporte diferenciado para o local da Vigília, em Guaratiba.
-- Surdos: nos atos centrais, haverá intérpretes de LIBRAS (Linguagem Brasileira de Sinais) nos telões que retransmitem as atividades do palco. Os peregrinos com deficiência auditiva de outros países não terão catequese diferenciada, já que é comum eles viajarem com intérpretes para fazer a tradução do que for dito.
-- Cegos: a versão resumida da programação da JMJ Rio2013 e informações gerais serão traduzidas em grafia Braille (sistema de leitura com o tato para cegos) para a língua portuguesa e entregue ao peregrino com essa deficiência.
-- Pessoas com deficiência intelectual: o maior cuidado é que seja garantido o espaço especial próximos do palco dos atos centrais. A necessidade de um acompanhante nesse caso se torna indispensável para a participação do peregrino.
Para mais informações sobre as questões de acessibilidade e comunicação, envie um e-mail para disability@rio2013.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário