segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Pastoral da Pessoa com Deficiência comemora três anos de fundação

            No dia 25 de outubro, houve missa em ação de graças e confraternização no Edifício João Paulo II, na Glória, para comemorar os três anos de fundação da Pastoral da Pessoa com Deficiência da Arquidiocese do Rio (Pasped).
            O encontro contou com a presença do assistente eclesiástico da Pastoral da Pessoa com Deficiência, padre Roberto dos Santos Pereira; do assessor da pastoral, diácono José Ferreira; e do secretário nacional da pastoral, professor César Bacchim. Também estiveram presentes representantes da Pastoral dos Surdos, do Movimento Fé e Luz, da Catequese Especial e da Fraternidade Cristã de Pessoas com Deficiência (FCD).
            Criada com o propósito de discutir os direitos dos cidadãos, as políticas públicas, e partilhar experiências nas áreas das deficiências, visando a inclusão destas pessoas à sociedade, a Pasped conta hoje com uma sala no Edifício João Paulo II, na Glória, onde foram realizadas reformas visando à acessibilidade.
            O professor César Bacchim, Secretário Nacional da Pastoral de Surdos, afirmou que, conforme citado no Documento de Aparecida, a Igreja e a sociedade estão vivendo uma ‘transformação de época’. Por isso, é preciso prestar atenção às mudanças dos conceitos estabelecidos. Deve-se questionar o papel dos deficientes na sociedade e o tratamento dado a eles. Para isso a pastoral criou em 2005, um Fórum Permanente, que acontece na sede da pastoral uma vez por mês, no qual estas questões são colocadas e debatidas.
            “Precisamos ficar atentos a essas mudanças rápidas e empreender projetos em busca de nossos objetivos”, afirmou o professor.

Sem fronteiras
            Além do Fórum, a pastoral também trabalha em parceria com o Instituto Nacional de Educação dos Surdos (Ines), no bairro de Laranjeiras. Ali se desenvolvem projetos de assistência religiosa, orientação, formação e encaminhamento, para que os surdos possam receber os sacramentos.
            No momento, está em curso uma aproximação com o Instituto Benjamin Constant, na Urca, para organizar uma estrutura pastoral que prepare os alunos cegos para os sacramentos, e promova sua orientação e formação religiosa.
            “Estamos procurando progredir com todo o nosso empenho e dedicação. A pessoa com deficiência deve ter sua dignidade garantida, bem como cidadão e membro ativo na comunidade eclesial. Assim, cada um poderá desenvolver os seus talentos e dons, a serviço da comunidade a qual participa. Ter sua autonomia, liberdade e construir sua própria história. Todos somos criaturas à imagem do Criador e portadores de dons e de bênção. É exatamente nesse olhar que a Pastoral da Pessoa com Deficiência nasceu e vai-se estruturando na Arquidiocese do Rio”, explicou o professor César.
            Os portadores de deficiência e seus familiares podem participar dos encontros da Pasped, às primeiras quartas-feiras de cada mês, das 18h às 19h30, no 3º andar do Edifício João Paulo II, sede da Arquidiocese do Rio. O endereço é Rua Benjamin Constant, 23, no bairro da Glória. Mais informações pelo telefone 2292-3132.

Fonte: Jornal Testemunho de Fé

Nenhum comentário:

Postar um comentário