sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Pastoral dos Surdos comemora 33 anos de fundação

Comemorando 33 anos de fundação, a Pastoral dos Surdos festejou em missa de ação de graças realizada no Santuário de Schoenstatt, presidida pelo padre Willian Rufino, da Paróquia Sangue de Cristo, no Andaraí, dia 21 de setembro.
A Pastoral dos Surdos teve início em 1981 por um grupo de alunos do Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines), com o apoio das Irmãs Beneditinas, do monsenhor Vicente de Paulo Penido Burnier, primeiro sacerdote surdo brasileiro, e da professora Orquidea Bahia, para iniciar o Grupo de Jovens Surdos Católicos.
Na origem deram o nome de Deficientes Jovens Unidos a Cristo (Dajuc). Inicialmente o objetivo era aprofundar as Sagradas Escrituras e se reunir como jovens na igreja Cristo Redentor, em Laranjeiras. Com o passar dos anos e o lançamento, em 2006, da Campanha da Fraternidade, cujo tema foi “Fraternidade e pessoas com deficiência”, a presença dos deficientes físicos e auditivos se tornou cada vez maior.
Há quatro anos, a Arquidiocese do Rio conta com a Pastoral da Pessoa com Deficiência, além das diversas ações dos surdos e dos intérpretes católicos: no programa “Utilidade Pública em Ação” na Rádio Catedral e nas sete comunidades com intérpretes de libras Coração Imaculado de Maria, no Méier, Paróquia Bom Jesus da Penha, na Penha, Paróquia Santa Margarida Maria, na Lagoa, Nossa Senhora de Copacabana e Santa Rosa de Lima, em Copacabana, Paróquia São Francisco Xavier, na Tijuca, Paróquia Santo Antônio, na Pavuna e Paróquia São João Bosco, no Riachuelo.
A Pastoral da Pessoa com Deficiência da Arquidiocese do Rio funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 13h e das 14h às 17h, no Edifício João Paulo II, na Rua Benjamin Constant, 23 / 3º andar, na Glória. Mais informações pelo email pasped@arquidiocese.org.br.

Fonte: arqrio.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário