quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Arquidiocese agora tem pastoral dedicada aos cegos

A Arquidiocese do Rio de Janeiro conta agora com a Pastoral do Cego, fundada no dia 19 de setembro com missa celebrada pelo frei César dos Santos. A celebração aconteceu em uma das sedes da Congregação de Nossa Senhora da Glória (Sodalício da Sacra Família), que acolhe mulheres cegas.
A nova pastoral completa as quatro áreas da deficiência que a Pastoral da Pessoa com Deficiência da Arquidiocese do Rio (Pasped) pretende atender. As outras três já tinham representação dentro da Pasped, com a Pastoral do Surdo, o Movimento Ecumênico Fraternidade Cristã de Pessoas com Deficiência, para cadeirantes, muletantes e outros, e o Movimento Fé e Luz, que acolhe pessoas com deficiência intelectual.
“Ainda não tínhamos atendido as quatro áreas da deficiência, que são a visual, a física, a intelectual e a surdez. Faltava um trabalho mais sistemático com relação aos cegos, embora eles já estejam incluídos em nossos trabalhos. Faltava uma coordenação, um local para que pudessem se encontrar e algumas ações e atividades específicas voltadas para a realidade do cego”, explicou o assessor nacional da Pasped e coordenador arquidiocesano Cesar Bacchim.
Segundo ele, a Campanha da Fraternidade de 2006, cujo tema foi “Fraternidade e Pessoa com Deficiência”, ajudou a despertar a Igreja para a realidade dessas pessoas e indicou caminhos para novas possibilidades de atendimento pastoral inclusivo.

Deficiência visual
A deficiência visual é determinada pela perda total ou parcial da visão, e afeta mais de mais de 6,5 milhões de pessoas em todo o Brasil, o correspondente a 3,5% da população nacional. Desse número, a maioria é de pessoas com baixa visão. Desde 1961, o Brasil tem um dia dedicado a essas pessoas, para se pensar propostas e soluções que facilitem a vida deles e façam com que tenham acessibilidade: 13 de dezembro. Mas ainda assim eles enfrentam muitas dificuldades.
“A Igreja é uma Igreja aberta e inclusiva. Mas não podemos permitir que essa expressão seja vaga. Precisamos de uma Igreja que de fato inclua, especialmente as pessoas com deficiência. Para o caso dos cegos, que escutam, temos um projeto de trazer para as pessoas da pastoral a Bíblia falada, para que possam ouvir a palavra de Deus através do próprio celular”, contou Bacchim.


Pastoral
Os encontros da pastoral acontecerão na sede da Tijuca do Sodalício da Sacra Família até que encontrem outro local para expandir o trabalho. Antônia de Maria Vieira, Débora de Almeida Rodrigues, Nair Santos de Oliveira, deficientes visuais e integrantes do Sodalício da Sacra Família, serão as coordenadoras.
Entre os projetos iniciais da comunidade pastoral, Bacchim ressalta que buscarão em breve um local na Zona Norte, no território da Paróquia São Francisco Xavier, na Tijuca, em que também está o Sodalício, para realizarem os trabalhos. Mas pretendem expandir e encontrar também um lugar na Zona Sul, no Largo do Machado, na Paróquia Nossa Senhora da Glória.
Outro projeto é apresentar à reitoria do Seminário São José a proposta de criação de uma disciplina que ensine a linguagem Libras aos futuros padres, para que possam realizar seu trabalho pastoral da maneira mais inclusiva possível.
“Esse é um grande desejo nosso aqui na arquidiocese, para que de fato a palavra de Deus seja aberta a todo mundo, relembrando a passagem bíblica de Mateus 28: “Ide a todo mundo pregar a palavra de Deus”. E esse ‘todo mundo’ significa também os cegos, surdos, cadeirantes e as pessoas com deficiência intelectual”, defendeu.

Pastoral do Surdo - 34 anos
No dia 27 de setembro a Pastoral do Surdo da arquidiocese completou 34 anos de existência. Desde 1981, existem oito comunidades dos surdos no Rio. Já a Pasped foi fundada no dia 25 de outubro de 2010 na Arquidiocese do Rio.
“A Igreja é aberta, sem preconceito. E precisa ser uma Igreja que saiba acolher as pessoas com deficiência. Elas, ao contrário das limitações físicas que têm, são eficientes tanto na disseminação da palavra de Deus quanto no convívio fraterno. Nosso grande desejo aqui é incluir todos cada vez mais”, frisou Bacchim.

Serviço
A Pastoral da Pessoa com Deficiência da Arquidiocese do Rio funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 13h e das 14h às 17h, no 3º andar do Edifício João Paulo II, na Rua Benjamin Constant, 23, na Glória. Mais informações pelo e-mail pasped@arquidiocese.org.br.

Foto: Divulgação

Fonte: http://arqrio.org/noticias/detalhes/3755/arquidiocese-agora-tem-pastoral-dedicada-aos-cegos

Nenhum comentário:

Postar um comentário