segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Seminário no Rio celebra o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

A sede da Cúria Metropolitana da Arquidiocese do Rio de Janeiro acolheu na última sexta-feira, dia 2 de dezembro, o 6º Seminário Arquidiocesano da Pessoa com Deficiência (PCD). O encontro contou com a animação musical do Professor Miguel Blacut e a primeira reflexão da tarde de formação e partilha foi sobre o Evangelho de Mateus, capítulo 7, versículo 13: “Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta e espaçoso o caminho que conduzem à perdição e numerosos são os que por aí entram”.
A acolhida e a abertura do seminário foram feitas pelo coordenador arquidiocesano da Pastoral da Pessoa com Deficiência, professor Cesar Bacchim; por uma das coordenadoras da Pastoral do Cego, Débora de Almeida; e por uma das coordenadoras da Fraternidade Cristã de PCD – Movimento Ecumênico, Rosane Gil.
A Lei de Inclusão Brasileira, também conhecida como o Estatuto da PCD, foi o tema do seminário neste ano, que foi apresentado pelos especialistas Geraldo Nogueira, advogado e membro da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e da Comissão da PCD; e André David, coaching (palestrante na área profissional e motivador em formação de liderança). Após a exposição do tema, os participantes puderam tirar suas dúvidas e apresentar estudos de casos.
A Celebração da Palavra com Adoração e Comunhão foi presidida na Capela do Edifício João Paulo II pelo diácono José Ferreira, mais conhecido como diácono Bá. Além do Rito Ordinário próprio (Tempo do Advento), durante a celebração os participantes também rezaram pelas vítimas do acidente aéreo que causou a morte de membros da delegação da Associação Chapecoense de Futebol e também profissionais da imprensa brasileira, bem como por seus familiares. A cerimônia também trouxe a memória dos falecidos membros da Pastoral da Pessoa com Deficiência (Pasped), senhores Adilson, Grace, Orquídea e Risomar.
O Ano Mariano também foi ressaltado pelo diácono, que colocou todas as famílias brasileiras sob o manto de Nossa Senhora Aparecida, Rainha e Padroeira do Brasil. A presença de seis cegos também os congregou ainda mais, pois eles não tinham noção do objeto sagrado usado para a exposição do Santíssimo Sacramento: o ostensório. Por isso, o diácono permitiu que eles tocassem e foi feita a descrição audiovisual para eles.
Após a oração final os participantes realizaram a comemoração de Natal com troca de cartões e um delicioso lanche comunitário. Mais informações sobre a Pastoral da Pessoa com Deficiência no site: pasped.org.br.

Fonte: http://arqrio.org/noticias/detalhes/5179/seminario-no-rio-celebra-o-dia-internacional-da-pessoa-com-deficiencia

Nenhum comentário:

Postar um comentário